EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.24Palabras clave:
Educação ambiental, PROEJA, Construção civilResumen
Artigo oriundo de pesquisa realizada no Curso Técnico em Edificações do Proeja do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (campus Vitória), centralizada nas práticas educacionais com foco na Educação Ambiental (EA) e serviu para detectar o nível de envolvimento dos alunos com as questões ambientais, revelando seus anseios, dificuldades e os impasses que os professores encontram na Instituição para desenvolver os projetos e, até mesmo, as práticas que envolvam a EA. A abordagem teórica considera o meio ambiente em sua totalidade, levando em conta os aspectos éticos, políticos, econômicos, sociais, culturais, científico-tecnológicos e ecológicos. O desenvolvimento da EA, que tem foco a melhoria da qualidade de vida, da sustentabilidade, da saúde humana e ecológica da Terra, faz-se bastante relevante nesse momento histórico de crise ambiental vivido no planeta. Daí a importância de se conscientizar, inserindo a EA na formação intelectual e humana dos profissionais da construção civil.