PRODUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDATICO SOBRE MEIO AMBIENTE: O GUIA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i03.210Palabras clave:
Ensino de Ciências, Guia Didático, Trilha educativa, Produção ColetivaResumen
O ensino em nosso país tem passado por inúmeras discussões que retratam a falta de atividades que possibilitem ao aluno vivenciar experiências relacionadas ao conteúdo didático dentro e fora do ambiente escolar. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa participante com o objetivo de elaborar e validar um material didático sobre o Parque Nacional da Tijuca. Por meio de reuniões com alunos de graduação, pós-graduação e um docente da área de Biologia foram estabelecidos os objetivos, o conteúdo e a organização do material que contém informações sobre o Parque, sugestão quanto aos documentários, entrevistas, jogo didático e orientação para atividades pedagógicas. A etapa de validação envolveu docentes da área de Biologia. Espera-se que as informações contidas no material produzido sirvam como ferramenta para trabalhar questões ambientais sensibilizando o aluno e tornando-o mais crítico e reflexivo sobre a importância da preservação do ambiente.