UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOMETRIA A PARTIR DE UM JOGO DE DOMINÓ: UMA ATIVIDADE LÚDICA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão Instituto Federal do Espírito Santo
  • Frederico César Ribeiro Marques Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Carmo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.192

Palabras clave:

Ensino de matemática, Atividade lúdica, Jogo de dominó matemático, Geometria, Educação básica

Resumen

O objetivo deste trabalho foi o de planejar e aplicar um jogo de dominó matemático para o ensino de geometria, englobando a temática de geometria plana e especial, como estratégia de complementação dos conteúdos programáticos de ensino de matemática do ensino médio. A partir da atividade lúdica, busca-se promover reflexões a cerca das relações matemáticas estabelecidas no cálculo da área de figuras planas e de volume de sólidos de resolução, contribuindo para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de geometria. A pesquisa qualitativa sobre uma atividade pedagógica lúdica de ensino de geometria foi realizada no contexto do ensino técnico de nível médio. Os sujeitos desta pesquisa foram estudantes de uma turma do terceiro ano de ensino técnico integrado ao ensino médio de uma escola da Rede Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, localizada na cidade de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, Brasil. Os dados foram produzidos a partir de observações, questionários e relatórios da aplicação do jogo de dominó matemático. Os resultados indicaram que o jogo de dominó se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática.

Publicado

11-10-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOMETRIA A PARTIR DE UM JOGO DE DOMINÓ: UMA ATIVIDADE LÚDICA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 141-154. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.192