VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR

Autores/as

  • Samanta Lopes Maciel Instituto Federal do Espírito Santo
  • Edna Castro de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.19

Palabras clave:

PROEJA, Direito à educação, Projeto Integrador, Sujeitos e saberes

Resumen

Este artigo é um recorte do trabalho final do curso de Especialização Lato sensu do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Serra. Configura-se na tentativa de resgate das vivências, olhares e desafios dos sujeitos educandos do Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Proeja do Ifes Campus Vitória produzidos no desenvolvimento do Projeto Integrador. Nele, tenta-se identificar elementos que têm influído nesse processo, bem como as principais dificuldades encontradas pelos alunos em suas trajetórias no Proeja. Busca-se, ainda, responder se o Projeto Integrador pode ser considerado uma possibilidade de reconhecimento dos saberes dos sujeitos educandos do Proeja. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, e a técnica de coleta utilizada foi o grupo focal, além da realização de um questionário cujos objetivos foram traçar o perfil dos sujeitos e coletar a opinião de pedagogas e professores. Os dados levantados possibilitaram concluir que há dificuldades de acesso, de falas e de posturas dentro da instituição, que refletem o processo de elitização da escola e que precisam ser superadas. Os dados também apontam a possibilidade de envolvimento e reconhecimento dos saberes dos educandos no percurso do Projeto Integrador, elemento considerado indispensável ao processo educativo.

Publicado

15-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VIVÊNCIAS, OLHARES E DESAFIOS DOS SUJEITOS DO PROEJA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADOR. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(01), 9-22. https://doi.org/10.36524/dect.v2i01.19