PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.186Palabras clave:
Projeto escolar, Alfabetização científica, Formação cidadã, Educação básica, InterdisciplinaridadeResumen
O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica.