OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.181Palabras clave:
Ensino de Ciências por investigação, Anos iniciais, Ensino fundamentalResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções, possibilidades e desafios encontrados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades investigativas. Tais professores participaram de um processo formativo desenvolvido na Universidade Federal do ABC. Para atingir o objetivo, foi utilizada a transcrição de episódios videogravados do curso de formação, entrevistas e formulários respondidos pelos cursistas. Esses materiais são registros de avaliação do citado curso, utilizados com a devida autorização. Como referencial para o processamento e análise dos dados, foram utilizadas as contribuições para análise de dados qualitativos e foi realizada também uma análise de conteúdo do material transcrito. Foram evidenciados desafios na implementação d atividades investigativas, dentre eles estão em destaque a escassez de materiais disponíveis aos professores para implementarem este tipo de proposta, um repertório escasso de ideia dos professores, a ausência de espaço apropriado em algumas escolas e a necessidade de auxílio de outras pessoas. Os professores evidenciaram alguns desafios enfrentados, como, por exemplo, aproveitar o “erro” em atividades investigativas e problemas com a inserção das mesmas na rotina escolar. Foram encontradas também diversas potencialidades, como a possibilidade de atrelar o ensino de Ciências ao ensino de outras disciplinas por meio das atividades investigativas, possibilitar atuação mais autônoma do aluno no processo de aprendizagem e proporcionar autonomia discente para a criação de novas investigações e a metodologia. Tais elementos evidenciados devem ser estudados por mais pesquisadores em diferentes contextos para que se possa ter cada vez mais clareza deste fenômeno. Se realizadas, essas pesquisas contribuiriam com o trabalho de professores que decidam implementar atividades investigativas e de formadores que ministram cursos de formação continuada. Além disso, fundamentariam também a literatura da área e os documentos oficiais que regem a educação.