A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS

Autores/as

  • Olga Maria Ramalho de Albuquerque Universidade de Brasília
  • Cleber da Silva Alves Universidade de Brasília
  • Helena Maria Campos Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz
  • Alberto Mesaque Martins Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz
  • Clélia de Oliveira Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cecile Soriano Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.175

Palabras clave:

Promoção da saúde, Saúde escolar, Inovação, Participação social, Pesquisa qualitativa

Resumen

Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.

Publicado

07-10-2019

Cómo citar

A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(04), 3-20. https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.175