A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS NA ESCOLA: INOVAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i04.175Palabras clave:
Promoção da saúde, Saúde escolar, Inovação, Participação social, Pesquisa qualitativaResumen
Objetivo: analisar as percepções de escolares sobre a construção de ambientes saudáveis na escola. Pesquisa-Ação em 4 escolas públicas de Ceilândia, DF. Foram realizadas 11 Oficinas em Dinâmica de Grupo, nelas os estudantes escreveram cartas aos educadores e gestores educacionais apontando mudanças para construírem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelou aspectos estruturais que afetam o cotidiano. Resultados: postura crítica e propositiva dos estudantes na identificação de problemas e geração/avaliação de ideias. A participação produziu soluções realistas, factíveis e nem sempre evidenciadas sobre ambiência escolar, revelando novas possibilidade de intervenções em saúde que incentivem e possibilitem sua contribuição na transformação do ambiente onde vivem.