A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015

Autores/as

  • Cristianni Antunes Leal Instituto Oswaldo Cruz
  • Júlio Vianna Barbosa Instituto Oswaldo Cruz
  • Giselle Rôças Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.170

Palabras clave:

Biologia, Ensino médio, Genética, Livro didático, Rio de Janeiro

Resumen

Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015.

Publicado

04-10-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(03), 66-91. https://doi.org/10.36524/dect.v6i03.170