DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DO ENFOQUE CTS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.153Palabras clave:
Estudos CTS, Formação de professores, Práticas pedagógicasResumen
A contemporaneidade é marcada por grande desenvolvimento científico-tecnológico alcançado pela humanidade associado a problemas éticos, sociais e ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar as percepções dos professores da educação básica, em curso de formação continuada, no que diz respeito aos estudos em CTS e, ainda, quais os desafios para a adoção desse enfoque em suas práticas pedagógicas. O problema de pesquisa surge da necessidade de entender como os docentes dimensionam as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e os problemas a ele associados. Como metodologia adotou-se uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as respostas dos citados docentes à avaliação escrita aplicada na disciplina CTS, do Curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN/Mossoró. Os resultados apontam que, após a formação, os docentes apresentam noções teóricas sobre CTS, mas ainda têm dificuldade em implementar esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas.