OS SUJEITOS DO PROEJA: A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO IFES – CAMPUS VITÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.15Palabras clave:
Escolarização, Gênero, Educação de jovens e adultos, PROEJAResumen
Esse artigo é um recorte do trabalho monográfico apresentado para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo. Objetiva analisar a participação da mulher no Curso Técnico Integrado de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com apresentação de estudo de caso. Foi utilizada para a produção dos dados a entrevista semi-estruturada aplicadas a oito (8) alunas, do 8º (oitavo) módulo do curso. Constatou-se que gradativamente, as mulheres estão vencendo barreiras e buscando inserirse no mercado de trabalho, em profissão que até pouco tempo era reduto masculino: atividades na área industrial. Também se averiguou que enfrentam condições adversas no seu cotidiano, persistindo ainda a desigualdade sexista nas relações escolares e familiares, que se traduzem ainda na subordinação da mulher ao homem. Foi comprovado, que as mesmas enfrentam dificuldades, em relação à família para estudarem e exercerem sua profissão, causadas pelo preconceito e por não terem assistência pública de apoio à infância.