LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.149Palabras clave:
Saberes docentes, Formação de professores, Educação profissional, Educação continuada, Instituto FederalResumen
Este estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral.