TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Raimunda Leila José da Silva Universidade de Brasília
  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília
  • Helma Salla Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.148

Palabras clave:

Ensino de ciências, Tecnologias digitais, Genética, Ciências naturais, Educação básica

Resumen

O uso das tecnologias as digitais em sala de aula permitem novas possibilidades e representam novos desafios. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta apontamentos importantes sobre o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Ressalta-se a influência positiva do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências no 8º ano do ensino fundamental. Objetiva-se construir perspectivas de melhoria no ensino e aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica. Para alcançar tais perspectivas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e a técnica para coleta de dados foi a observação sistemática. A intervenção educativa ocorreu em duas etapas: uma de observação das aulas da professora regente e outra onde a professora pesquisadora ministrou as aulas. Por meio da investigação, considera-se que os usos dos softwares educativos desempenham papel importante e positivo no processo de ensino e aprendizagem no que tange o conteúdo de Genética sugerido para o ensino fundamental.

Publicado

02-10-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 79-94. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.148