INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Luiz Ney d'Escoffier
  • Marco Braga

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i1.1468

Resumen

Como o ambiente físico educacional influencia na motivação e contribuição para o aprendizado, o estudo do comportamento nestes espaços permite avaliar como o “layout” do ambiente induz a forma de diálogo com os artefatos, permitindo planejamento e melhorias. Estudamos o padrão de interação dos visitantes em uma exposição, avaliando se houve incremento de aprendizagem. Utilizaram-se questionários e mapas conceituais para determinação dos conhecimentos prévios e posteriores, observação participante periférica e entrevistas. Os dados evidenciaram que o aumento de conhecimento não foi óbvio e que os conceitos não expressaram significado real. A exposição não motivou a busca de novos conhecimentos, funcionando como uma diversão passageira e a pouca interação dos alunos entre si e com os objetos privou o propósito acadêmico da visita.

Publicado

04-11-2021

Cómo citar

INTERAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O ESPAÇO MUSEAL E SEUS ARTEFATOS: RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(01). https://doi.org/10.36524/dect.v10i1.1468