GIRIH

RELACIONANDO ARTE ISLÂMICA E ENSINO DE GEOMETRIA

Autores/as

  • Adriana da Costa Barbosa Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1459

Palabras clave:

Padrões Geométricos, Girih, Arte Islâmica, Pavimentação, Isometrias

Resumen

Este trabalho visa apresentar reflexões sobre o ensino de isometrias e pavimentação por meio da construção de padrões geométricos usando a técnica Girih presente na ornamentação das construções islâmicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória que, por meio de uma intensa investigação bibliográfica, construiu-se numa proposta pedagógica com 6 atividades, desenvolvidas com 36 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio em um contexto de nivelamento de Matemática. A análise dos resultados foi realizada com base nos pressupostos da Etnomatemática. Os resultados indicam boa compreensão das características dos tipos de pavimentação;  desenvoltura na utilização de recursos computacionais de pavimentação; percepção de que, no contexto da arte islâmica, há uma estratégia eficiente de construção característica do mundo islâmico;   aumento na compreensão dos padrões geométricos da arte islâmica por meio da técnica Girih e  crescimento na curiosidade dos alunos em relação as pavimentações e isometrias presente na arte islâmica.

Publicado

25-08-2022

Cómo citar

GIRIH: RELACIONANDO ARTE ISLÂMICA E ENSINO DE GEOMETRIA. (2022). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 11(01). https://doi.org/10.36524/dect.v11i01.1459