SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

  • Ibanes Alves Castro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i3.1443

Resumen

A sala de aula invertida vem ganhando destaque no cenário internacional por ser uma abordagem
pedagógica ativa na qual o estudante tem contato com o conteúdo antes da aula presencial,
utilizando, para este fim, ambientes virtuais de aprendizagem. O presente trabalho tem como
objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da abordagem pedagógica
conhecida por sala de aula invertida, o artigo trará ao leitor as definições, características,
potencialidades, para buscar informações a respeito dos benefícios e os possíveis problemas da
aplicação desta metodologia. Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática da Literatura
(RSL), seguindo três etapas iniciais: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionar
os estudos passíveis de serem incluídos. Dos trabalhos que foram selecionados, todos obtiveram
resultados satisfatórios com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida. Todos os alunos
que participaram das pesquisas dos artigos desenvolveram visões positivas em relação a
metodologia aplicada. Foi possível concluir que o método de sala de aula invertida é perfeitamente
aplicável para alunos do ensino médio.

Publicado

13-10-2021

Cómo citar

SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(03). https://doi.org/10.36524/dect.v8i3.1443