MAPAS CONCEITUAIS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO

Autores/as

  • Ruberley Rodrigues Souza Instituto Federal de Goiás
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.139

Palabras clave:

Mapas conceituais, Concepções alternativas, Ensino de física

Resumen

Apresentamos uma proposta de estruturação das concepções alternativas em mecânica por meio de um mapa conceitual, construído a partir de um levantamento bibliográfico sobre a identificação de concepções alternativas apresentadas por alunos de diversos níveis de ensino. Nosso objetivo foi mostrar que é possível representar esquematicamente em um mapa conceitual as possíveis relações intuitivas estabelecidas entre os conceitos físicos, que é possível estabelecer uma estruturação das concepções alternativas em Física. A utilização deste tipo de mapa conceitual poderá auxiliar o professor em seu planejamento diário, com a proposição de atividades que propicie ao aluno explicitar suas concepções alternativas e superá-las a partir de discussões em grupo.

Publicado

02-10-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MAPAS CONCEITUAIS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(04), 187-206. https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.139