FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i04.137Palabras clave:
Formação de professores, Ensino de ciências, FísicaResumen
O presente artigo tem como foco discutir as estatísticas sobre formação de professores de física. A discussão é iniciada a partir dos problemas da educação básica e da carência de professores nas escolas e segue para uma revisão bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, com dados estatísticos sobre todos os cursos de graduação e com alguns recortes para as licenciaturas. Metodologicamente o trabalho faz uso da pesquisa documental dentro de uma abordagem quantitativa. Tem como fonte de dados as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do INEP/MEC, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. Conclui-se que a situação do país poderá piorar nas próximas décadas se empenho e investimentos não forem empregados, pois os dados mostram percentuais de vagas ociosas e de evasão alarmantes, o que leva à necessidade de políticas públicas concretas no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores.