PARA ALÉM DO LIVRO E DA SALA DE AULA: A CONTROVÉRSIA DOS AGROTÓXICOS NA PRÁXIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1344Palabras clave:
Controvérsia Sociocientífica, Dialogicidade, Agrotóxicos, Alternância, Escola Família AgrícolaResumen
Este trabalho visa a apresentar vivências e reflexões a partir de uma pesquisa etnográfica junto a educadores e estudantes de uma Escola Família Agrícola (EFA) no Estado do Espírito Santo (ES), cujo trabalho pedagógico é orientado pela Pedagogia da Alternância. O acompanhamento de uma turma de 14 estudantes do 4º ano Técnico em Agropecuária, numa dinâmica entre Tempo-escola e Tempo-comunidade, na elaboração e realização de um Plano de Estudo com a temática da olericultura (convencional e orgânica) nos permitiu observar os atravessamentos que a imersão com a realidade local viabiliza na formação dos técnicos agrícolas da EFA, favorecendo a formação crítica e engajada dos futuros profissionais. O debate sobre o uso de agrotóxicos, a produção de conhecimento sobre a temática para tomada de decisões são ampliados pela incorporação de saberes outros, mergulhados nas questões culturais, econômicas e sociais da realidade local.