CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS: VIVÊNCIAS CORPORAIS NA PERSPECTIVA DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA ALUNOS DO PROEJA

Autores/as

  • Danusa Simon Robers Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rita Vilanova Prata Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1338

Palabras clave:

Proeja, Ifes, Cotidiano, Educação Física, Jogos Cooperativos

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, e dialoga com as inventividades e agenciamentos dos sujeitos praticantes que protagonizam e realizam os currículos nas redes de saberesfazeres. Nosso caminho metodológico é permeado pelo método cartográfico e pela pesquisa com os cotidianos. Problematizamos um percurso em torno da produção de subjetividades no processo educativo durante o curso da disciplina de Educação Física no Proeja/Ifes a partir da emergência de se criar outras ordens educacionais, mais potentes, que incentivem a constituição e cuidado de si, reconhecendo o outro como legítimo outro na convivência. Através das vivências corporais na perspectiva dos jogos cooperativos, nosso objetivo foi desmitificar a necessidade do incentivo a competição – tão caro ao modelo tradicional de Educação Física – e propor a cooperação como alternativa para a ética e estética da existência – produção de uma vida bonita, e, consequentemente, de uma sociedade mais competente e menos competitiva.

Publicado

20-08-2021

Cómo citar

CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS: VIVÊNCIAS CORPORAIS NA PERSPECTIVA DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA ALUNOS DO PROEJA . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 10(2). https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1338