SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR

Autores/as

  • Maria Izabel Costa da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.13

Palabras clave:

PROEJA, Conhecimento, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Este artigo relata o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que teve como motivação a inquietação em relação à valorização de experiências trazidas por estudantes jovens e adultos no curso Desenhista Auxiliar Cadista, promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria Municipal de Educação do município de São Mateus. Para isso buscou-se referência em Jacques Rancière, Ole Skovsmose e Paulo Freire, além de outros autores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados obtidos a partir de grupos focais envolvendo estudantes e professores apontam para a ideia de que estudantes jovens e adultos, quando têm suas vivências e conhecimentos valorizados e articulados aos conteúdos escolares, abrem-se a um processo de aprendizagem mais significativo e, portanto, mais duradouro.

Publicado

09-09-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SABERES DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS: CONHECER PARA VALORIZAR . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(01), 57-65. https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.13