DIFICULDADES ÀS DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUTOS DE TEXTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES EM ITENS DE QUÍMICA DO ENEM

Autores/as

  • Danrley Denys de Oliveira Barbosa Instituto Federal Goiano
  • Laís Silva Santos Instituto Federal Goiano
  • Mayara Soares de Melo Instituto Federal Goiano
  • Paula Silva Resende Fernandes Instituto Federal Goiano
  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1284

Palabras clave:

Questões Sociocientíficas, Exame Nacional, Enem, Formação Docente, Ensino de Química

Resumen

Questões sociocientíficas (QSC) abrangem controvérsias sobre assuntos sociais relacionados com conhecimentos científicos da atualidade. O presente trabalho objetivou buscar alternativas para o desenvolvimento de discussões de QSC no âmbito da sala de aula a partir dos itens de química constantes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2014 a 2016. Os resultados sinalizam que os itens selecionados e analisados neste trabalho têm potencial para discussões de QSC, visto que é possível associar assuntos neles presentes capazes de levar o aluno a reflexões pertinentes a questões cientificas e sociais. Muitos ainda são os desafios à sua implementação em aulas de ciências, contudo estes têm sido superados à medida em que pesquisas relativas à temática avançam e apontam formas alternativas de permitir que a escola seja um espaço legitimador de ações educativas com vistas à formação cidadã.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

DIFICULDADES ÀS DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUTOS DE TEXTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES EM ITENS DE QUÍMICA DO ENEM. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1284