DIFICULDADES ÀS DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUTOS DE TEXTOS ENUNCIATIVOS PRESENTES EM ITENS DE QUÍMICA DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1284Palabras clave:
Questões Sociocientíficas, Exame Nacional, Enem, Formação Docente, Ensino de QuímicaResumen
Questões sociocientíficas (QSC) abrangem controvérsias sobre assuntos sociais relacionados com conhecimentos científicos da atualidade. O presente trabalho objetivou buscar alternativas para o desenvolvimento de discussões de QSC no âmbito da sala de aula a partir dos itens de química constantes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2014 a 2016. Os resultados sinalizam que os itens selecionados e analisados neste trabalho têm potencial para discussões de QSC, visto que é possível associar assuntos neles presentes capazes de levar o aluno a reflexões pertinentes a questões cientificas e sociais. Muitos ainda são os desafios à sua implementação em aulas de ciências, contudo estes têm sido superados à medida em que pesquisas relativas à temática avançam e apontam formas alternativas de permitir que a escola seja um espaço legitimador de ações educativas com vistas à formação cidadã.