EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E ENSINO

Autores/as

  • Kamila Ferreira Augusto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alex Jordane Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1281

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação Matemática Crítica, Currículo, Ensino

Resumen

Em 2018, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou uma década de existência. Instituída a partir da Lei nº 11.892/2008, a rede congrega diversas instituições que, juntas, ofertam 495.682 matrículas no nível médio (BRASIL, 2017), modalidade onde se deve articular o Ensino Médio com uma preparação para o mundo do trabalho. Nesse contexto, este ensaio teórico tem por objetivo compreender como as marcas da dualidade entre formação básica e formação profissional manifestam-se na Educação Matemática Crítica (EMC) e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), com vistas a entender similaridades e divergências entre a EPTNM e EMC, principalmente no que se refere ao currículo e ao ensino. A Matemática deve ser ensinada como ciência necessária para a resolução de problemas reais e para uma percepção crítica do mundo do trabalho.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E ENSINO. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1281