A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E A RELAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA MOLECULAR

Autores/as

  • Malena Gomes Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1279

Palabras clave:

Ensino, Química, Geometria molecular, Materiais Alternativos

Resumen

Este trabalho baseia-se na construção de modelos pedagógicos para o ensino de Química a partir de materiais alternativos. O conteúdo de Química que será abordado será Geometria molecular, que envolve a disposição dos átomos e suas ligações no espaço tridimensional formando figuras geométricas e ângulos específicos para cada ligação. Foi escolhido com base nas observações em sala de aula da dificuldade sentida pelos alunos em conseguir visualizar as moléculas e suas ligações no espaço. Os modelos moleculares são confeccionados a partir de material alternativo que facilita a aquisição e com preço acessível comparado aos modelos comercializados no mercado, além de possibilitar que o aluno construa seu próprio conhecimento através da representação real das moléculas apresentadas durante as aulas.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E A RELAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA MOLECULAR. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1279