APRENDIZAGEM AUTÊNTICA COM O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMAS EMBARCADOS

Autores/as

  • Richard Junior Manuel Godinez Tello Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1275

Palabras clave:

Aprendizado Autêntico, Robótica Educacional, Automação Industrial, Sistemas embarcados

Resumen

A Robótica Educacional ou Pedagógica é uma metodologia de ensino que objetiva fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos, indo muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona uma aprendizagem prática e autêntica que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Este trabalho objetiva analisar a percepção dos alunos quanto ao uso da aprendizagem autêntica com o apoio do uso da robótica educacional na aprendizagem de sistemas embarcados. Nesta abordagem, foram utilizadas ferramentas educacionais como a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, os softwares Scratch,Tinkercad e Padlet, para o aprendizado de noções em robótica com o intuito de melhorar o raciocínio lógico dos alunos. Após vinte e uma enquetes realizadas (n=21), utilizando-se a análise ANOVA obtivemos que a média de satisfação com referência à abordagem foi positiva, motivando o interesse dos alunos pela disciplina.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

APRENDIZAGEM AUTÊNTICA COM O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE SISTEMAS EMBARCADOS . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1275