O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OS MODELOS DE FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES INICIAIS A PARTIR DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Suelen Aparecida Felicetti Universidade Estadual de Londrina
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1269

Palabras clave:

Perspectivas Formativas, Pós-graduação, Reflexividade, Professor de ciências

Resumen

A profissionalização docente é favorecida nos processos de formação inicial e em serviço de que os professores participam ao longo de suas trajetórias profissionais. As principais perspectivas pelas quais a formação acontece são a técnico-academicista e a reflexiva, que se caracterizam, respectivamente, pela aplicação instrumental de um conjunto de saberes buscando resolver algum problema, e pela reflexividade. Assim, objetivou-se analisar se as perspectivas técnico-academicista e reflexiva são evidenciadas nas concepções dos professores acerca do ensino de ciências, conhecimento científico, papel do professor e currículo, e como isso acontece. Foram 5 pós-graduandos na área de Ensino de Ciências e Matemática que responderam um questionário de perguntas abertas, o qual foi analisado de forma qualitativa, servindo de base para proposições. Respostas que podiam ser relacionadas com a perspectiva técnico-academicista apareceram em algumas perguntas, o que sugere que a formação dos conceitos foi embasada em um modelo pouco reflexivo de formação. Por outro lado, em outras, houve o reconhecimento do papel da reflexividade no ensino e aprendizagem, demonstrando uma perspectiva reflexiva. Esses resultados indicam a necessidade de priorizar a formação de professores reflexivos, cujas identidades não se baseiem no acúmulo de conteúdos ou na reprodução de métodos e técnicas.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OS MODELOS DE FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES INICIAIS A PARTIR DA PÓS-GRADUAÇÃO . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1269