FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA ARTICULAR TEORIA-PRÁTICA UTILIZANDO O DIAGRAMA V

Autores/as

  • Lucas Antonio Xavier Universidade Federal do Espírito Santo
  • Breno Rodrigues Segatto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Laércio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1264

Palabras clave:

Feiras de Ciências, Diagrama V, Método científico, Física

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo quali-quantitativo de atividades experimentais de fluidos e eletrodinâmica para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professora Filomena Quitiba, situada no município de Piúma-ES, Brasil. As atividades desenvolvidas foram baseadas no Diagrama V, proposto por David Bob Gowin em 1977. Para infundir as ideias dessa heurística na Feira de Ciências foram ofertadas duas Oficinas Pedagógicas para os alunos do Ensino Médio que desenvolveram dez atividades tendo o Diagrama V como procedimento norteador. Os dados foram coletados e avaliados durante todo o processo que, ao final, evidenciou o êxito na infusão da heurística de Gowin, uma vez que propiciou a práxis na construção do conhecimento. Portanto, os resultados revelam que os estudantes compreenderam a importância da dinâmica do Diagrama V como instrumento referencial para os experimentos desenvolvidos para a Feira de Ciências.

Publicado

02-08-2021

Cómo citar

FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA ARTICULAR TEORIA-PRÁTICA UTILIZANDO O DIAGRAMA V . (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 9(01). https://doi.org/10.36524/dect.v9i01.1264