AS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA BAHIA
PROPOSTAS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1090Palabras clave:
Feiras de Ciências, Iniciação científica, Educação básicaResumen
A crescente participação de estudantes baianos nas diversas feiras de ciências que ocorrem no país é um indicativo das políticas de valorização desse tipo de atividade na Bahia, consonante ao que preconiza alguns documentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. O objetivo deste artigo é discutir as contribuições para o crescimento da prática da Iniciação Científica na Educação Básica do Estado da Bahia das duas principais feiras de ciências da Bahia: a Feira Municipal de Ciências da Bahia e a Feira Científica da Bahia (FEMMIC) e a Feira de Ciências da Bahia (FECIBA). Esse trabalho foi caracterizado como uma pesquisa exploratória e documental, com traços de pesquisa-ação, e para sua consecução iniciamos com uma breve revisão bibliográfica sobre a importância que as feiras de ciências podem legar às comunidades escolares. Em um segundo momento situamos essas feiras de ciências no cenário nacional, demonstrando o alinhamento teórico e pedagógico que as institui como interlocutoras estaduais dessa rede em prol da iniciação científica na educação básica contribuindo para o fomento da popularização da Ciência e Tecnologia no Estado. Posteriormente, com seus Projetos Pedagógicos, apresentamos e caracterizamos a FEMMIC e a FECIBA demonstrando suas dinâmicas de funcionamento e inserção no cenário educacional, aqui também demonstramos dados estatísticos dessas feiras que nos ajudam a compreender, tanto sua contribuição quanto sua expansão nos últimos anos. Por último elencamos algumas das principais dificuldades para o avanço das práticas propiciadas pelas feiras de ciências nas escolas baianas. Entendendo a necessidade de aprofundar as discussões a respeito de alternativas que proporcionem melhoria na qualidade de ensino, esperamos que o presente artigo, além de servir como instrumento de divulgação de práticas exitosas no contexto educacional, possa contribuir para o conhecimento e sensibilização da comunidade escolar acerca das potencialidades da pesquisa como princípio educativo, bem como despertar o interesse de gestores, professores e estudantes para participação em feiras de ciências como estratégia para o fortalecimento de uma Educação integral e integradora.