A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL TEÓRICA

Autores/as

  • Carolina Fauth Vassão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1086

Palabras clave:

Livros didáticos, Química, Ensino superior

Resumen

Este artigo descreve os procedimentos e resultados de uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Superior de uma universidade pública brasileira, recém ingressantes na graduação e inscritos na disciplina de Química Geral Teórica, visando identificar a contribuição do livro didático em sua aprendizagem acadêmica. Na investigação, os dados foram coletados através de um questionário on-line contendo perguntas abertas e fechadas, e posteriormente analisados de modo descritivo. O questionário foi baseado no Plano de Ensino da disciplina, especialmente na bibliografia recomendada pelo Professor Responsável. Observou-se ao final da pesquisa que o acesso aos livros é conseguido facilmente na biblioteca do Instituto de Química; que os alunos apresentam maior interesse pelos livros de Peter Atkins e de Joel Russell, ambos presentes na bibliografia essencial do plano, e que eles dão preferência aos materiais com linguagem textual acessível e com imagens de boa qualidade.

Publicado

03-03-2021

Cómo citar

A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL TEÓRICA. (2021). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(02). https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1086