A INTERDISCIPLINARIDADE EM CTS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E DE REDES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1050Palabras clave:
CTS, Ensino de ciências, Interdisciplinaridade, Contextualização, Redes sociaisResumen
O presente trabalho apresenta o estado da arte da produção científica nacional, sobre interdisciplinaridade e contextualização, no universo da produção do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), voltada para o ensino de ciências. A metodologia utilizada foi a análise bibliométrica e de redes de 28 artigos selecionados a partir dos 244 artigos que compõem o Banco de Dados do Grupo CTS e Educação do CEFET/RJ, catalogados no período de 1996 a 2016. As análises foram discutidas a partir de categorias, a saber: distribuição de artigos por ano; por revista; por instituição; por autores; por área e grau de formação dos autores; por autores, trabalhos e idiomas mais citados, enquanto que as redes foram discutidas a partir das seguintes categorias de análises: redes de coautoria, redes de instituições e redes de palavras-chave. Concluiu-se que a noção de contextualização e interdisciplinaridade são discutidas nos artigos sem sua devida conceituação, na perspectiva de que a utilização do contexto pode ser o elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, enquanto a prática interdisciplinar consiste em prática pedagógica ampla que reconhece a necessidade de rompimento de barreiras entre as disciplinas escolares, promovendo a dinâmica interativa no ensino dessas diferentes disciplinas. Foi possível verificar ainda que a produção científica voltada para a interdisciplinaridade em CTS é escassa, onde os primeiros artigos datam de 2001, e que as instituições e grupos de autores possuem pouca interação entre si.