CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.100Palabras clave:
Visões e concepções de Matemática, Visões de resolução de problemas, Formação continuada, Professoras que ensinam MatemáticaResumen
O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.