A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE

Autores

  • Ricardo Eduardo Amaro Instituto do Vale do Cricaré
  • Angelo Antonio Peterle Instituto do Vale do Cricaré
  • Lucicleide de Sousa Andrade Arrivabene Instituto do Vale do Cricaré
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Instituto do Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.80

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação inicial e continuada, Tecnologia, Espaço informal

Resumo

O professor enfrenta muitas dificuldades ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A compreensão das necessidades do educador, os recursos ofertados pela escola pública e a didática envolvida no processo de aprendizagem é o objeto de estudo nesta pesquisa de natureza qualitativa e caráter quantitativo. A formação do professor atuante no ciclo inicial do Ensino Fundamental é questionada e soluções são debatidas no ambiente escolar. Este artigo analisa o cotidiano do aprendizado da disciplina de Matemática na perspectiva do docente e tem a formação inicial e continuada do professor como tema principal, acompanhado dos tópicos tecnologia e espaço formal. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Vitória - ES.

Downloads

Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA (ES): AS CONSTATAÇÕES, DIFICULDADES E SOLUÇÕES SOB A ÓTICA DOCENTE . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(02), 121-134. https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.80