EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Michele Pires Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.75

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Pedagogia histórico-crítica, Sequência didática, Interdisciplinaridade, Educação não-formal

Resumo

Este trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado.

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Pires Carvalho, M., & Moscon Oliveira, E. A. (2019). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(02), 28-50. https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.75

Edição

Seção

Artigos