UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NUM CURSO TÉCNICO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO BRASIL

Autores

  • Juliana Santiago da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.184

Palavras-chave:

TIC, Ensino, Educação profissional, Práticas pedagógicas, Recursos didáticos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de analisar as práticas pedagógicas com a utilização das TIC nas atividades escolares, considerando o contexto um curso técnico de nível médio da cidade de Manhuaçu, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado em observações, entrevistas realizadas com professores, relatos escritos e acompanhamento de algumas aulas. A análise dos dados evidenciou a utilização dos seguintes recursos didáticos, a saber: internet, exibição de vídeos, data show, leitura de artigos de periódicos, leitura de textos de revistas de divulgação, uso de aplicativos em computadores e a rede social facebook. O data show destacou-se como sendo a ferramenta mais utilizada. Relatos de docentes indicaram que as TIC em sala de aula promoveram melhorias na aprendizagem de conteúdo. Por outro lado, ainda foi possível observar indícios de uma educação mecanicista em sala de aula, mesmo com a utilização de recursos tecnológicos de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NUM CURSO TÉCNICO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO BRASIL. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(01), 3-18. https://doi.org/10.36524/dect.v7i01.184