DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA

Autores

  • Solange Sardi Gimenes Prefeitura Municipal de Vitória
  • Rony Claudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.102

Palavras-chave:

Atividades exploratórias e investigativas, GeoGebra, Pensamento geométrico

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise do processo de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes ao fazerem uso do software de geometria dinâmica Geogebra. Optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e o trabalho de campo envolveu duas turmas de 9º ano do ensino fundamental. Para produzir os dados, propusemos aos alunos a realização de construções geométricas e no decorrer deste processo de construção os alunos foram motivados a explicar resultados, verificar propriedades, analisar teoremas, perceber relações. Esses dados são analisados a partir da descrição de alguns episódios ocorridos no laboratório de informática.

Downloads

Publicado

25-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DO RACIOCINIO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 49-66. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.102