EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.99Keywords:
Educação, Ciência, Tecnologia, SociedadeAbstract
O número 02 do ano de 2015 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo é comemorativo do aniversário de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Espírito Santo – SBEM-ES. Foram reunidas versões ampliadas dos melhores artigos apresentados no X Encontro Capixaba de Educação Matemática realizado na Cidade de Vitória, Brasil, entre 23 e 25 de julho de 2015, selecionados pela Comissão Organizadora do evento.
O X Encontro Capixaba de Educação Matemática, com o tema central “Metodologias para o ensino de matemática na educação básica: debates para compreender e intervir”, foi realizado, em conjunto, na Universidade Federal do Espírito Santo e no Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, evolvendo mais de 300 participantes com quase 100 trabalhos apresentados, entre oficinas, relatos de experiências, pôsteres e comunicações científicas. Entre os participantes estiveram presentes educadores vinculados às redes públicas estadual e municipais, redes particulares de ensino, , estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, pesquisadores, entre outros. O evento abordou áreas importantes de desenvolvimento de investigação matemática – Etnomatemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Tecnologias Educacionais, Diversidades e Inclusão Social, Educação Matemática Financeira, Educação Estatística, entre outras - e contou com a participação de oradores como a professora Regina Célia Grando, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM foi fundada em 27 de janeiro de 1988, sendo é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática e de áreas afins. A SBEM tem em seu quadro e sócios pesquisadores, professores e estudantes que atuam nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro, da educação básica à educação superior.
Algum tempo depois, em 5 de setembro de 1990, em reunião ocorrida no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (LEACIM), na Universidade Federal do Espírito Santo, foi oficialmente criada a Regional Espírito Santo da SBEM, presidida naquele momento pela professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Seguiram-na nesses últimos 25 anos as professoras isabel Cristina Rabelo gomes, Roseane Sobrinho Braga e Sandra Aparecida Fraga da Silva. A SBEM-ES é presidida pelo professor Rony Cláudio de Oliveira Freitas, que, juntamente com sua equipe, esteve à frente da última gestão (2013-2015) e estará também da próxima (2014-2016).
Os artigos selecionados reúnem ensaios e trabalhos empíricos, experimentais e teóricos, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores no contexto da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos no contexto da Educação Básica; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social no contexto da Educação Básica.
Entre as colaborações, citamos instituições tais como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). É importante citar que houve a participação de professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Espírito Santo e de algumas Redes de Ensino Fundamental dos municípios capixabas – Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana, entre outras.
Agradecemos à colaboração, sobretudo ao comitê científico e aos consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.