PINTANDO, ANALISANDO E BORDANDO ISOMETRIAS EM PONTO CRUZ

Authors

  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sabrine Costa Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.76

Keywords:

Transformações geométricas, Ponto cruz, Geometria, Isometrias

Abstract

Este trabalho relata uma pesquisa de iniciação científica que estuda as transformações geométricas, em especial as isometrias, por meio dos bordados manuais de ponto cruz. A pesquisa foi desenvolvida com análise de material bibliográfico para desenvolvimento de apostila com atividades didáticas e aplicação de oficinas para alunos da licenciatura e professores de matemática. Pela quantidade de atividades que podem ser realizadas envolvendo isometrias e bordados em ponto cruz, consideramos essa proposta como uma alternativa para o ensino de geometria relacionado com a arte. Percebemos que os participantes das oficinas conseguiram ampliar suas visualizações e abordagens intuitivas sobre algumas isometrias quando direcionadas ao processo de investigação e produção artística de bordados em ponto cruz.

Published

24-09-2019

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PINTANDO, ANALISANDO E BORDANDO ISOMETRIAS EM PONTO CRUZ . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(02), 51-67. https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.76