O LUGAR DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE AS TICS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i3.1441Abstract
A sociedade atual vive um intenso processo de transformações, atingindo os diferentes campos
sociais, sendo fator determinante o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O
interesse pela presente pesquisa surgiu do seguinte questionamento: qual o “lugar” da
aprendizagem na liquidez do tempo? Neste sentido, o presente artigo analisa o lugar da
aprendizagem em uma sociedade em transformação, tendo como destaque as mudanças
observadas nas práticas desenvolvidas pelos estudantes nas atividades de aprendizagem. A
metodologia utilizada é de caráter descritivo, tomando como base de dados os resultados
apresentados pela pesquisa do Inep TIC/2016. Tendo como base teórica a análise da sociedade
líquida feita por Bauman, as interações sociais propostas por Vygotsky e a inteligência coletiva
propugnada por Lévy, o texto identifica como principais resultados as mudanças no lugar da
aprendizagem vivenciada pelos alunos como processos de desterritorialização e reterritorialização
em busca de um novo aprender.