EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36524/z92gam13Abstract
O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formação
técnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos e
profissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar a
educação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. O
objetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estar
associadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Para
isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovens
que frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. O
ensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nos
estudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-se
que essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, a
educação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.