PEDAGOGO NO PROEJA: IDENTIDADE E SABERES

Authors

  • Luciane Serrate Pacheto Bacheti Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alex Jordane de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.14

Keywords:

PROEJA, Pedagogo, Identidade, Formação de professores

Abstract

O presente trabalho surge da necessidade de compreender como os pedagogos que atuam nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA constroem a sua identidade. Assim, investigaram-se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos pedagogos nos cursos de PROEJA nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo: Vitória, Colatina e Itapina. O caminho trilhado para a realização do estudo deu-se a partir da pesquisa qualitativa. Aplicou-se questionário à equipe docente do PROEJA e entrevistaram-se coordenadoras e pedagogas do PROEJA nos campi pesquisados. Organizaram-se os dados em três categorias: aspectos pedagógicos, operacionais e subjetivos, considerando a atuação do pedagogo, os desafios enfrentados por ele e as demandas trazidas a ele. A consolidação dos dados coletados demonstrou que a grande maioria dos professores, no dia a dia da escola, busca o pedagogo para apoio nos aspectos pedagógicos, seguidos dos aspectos subjetivos. A investigação apontou como fundamental e necessária a formação continuada, tanto dos docentes quanto do pedagogo, realizada por meio de pesquisa em cursos de pós-graduação, ao longo do próprio exercício profissional, em espaços intencionalizados e sistematizados de formação em serviço. Assim, diante da complexidade das práticas educativas, em especial aquelas realizadas no PROEJA, a identidade do pedagogo é construída e reconstruída, permanentemente, dentro do processo dinâmico característico da educação e da própria vida, num eterno vir a ser e estar sendo.

Published

09-09-2019

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PEDAGOGO NO PROEJA: IDENTIDADE E SABERES . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(01), 66-76. https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.14