UMA ANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i01.1055Keywords:
Discurso, Ensino e aprendizagem, Função matemáticaAbstract
Funções matemáticas estão presentes em situações cotidianas e acadêmicas, sendo pré-requisito para estudos em diferentes áreas da ciência. Por outro lado, os discursos de professores e autores de livros didáticos têm sido a principal fonte de acesso a esse conteúdo escolar. Problemas no ensino e aprendizagem de função levou ao presente estudo, focado na produção discursiva de autores de dois livros e de dois professores de Matemática da primeira série do Ensino Médio acerca desse assunto. A pesquisa centrou-se no (des)favorecimento dos discursos na produção de significados pelo educando no processo de construção do conceito de função e da compreensão da linguagem matemática específica. Para isso, contou-se com entrevistas, observações e filmagens de aulas de desenvolvimento inicial do conceito de função e foram analisados discursos dos livros adotados por esses professores. Foram analisadas as respostas a um questionário aplicado aos estudantes de duas turmas de cada professor. A análise dos enunciados dos docentes e autores indicou inconsistência e pouca diversificação discursiva, indicando influência negativa na aprendizagem de função.