EDITORIAL

Autores

  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Roseane Sobrinho Braga
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isabel Cristina Rabelo Gomes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Carlos Roberto Pires Campos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Hélio Rosetti Junior Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.99

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade

Resumo

O número 02 do ano de 2015 da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo é comemorativo do aniversário de 25 anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Espírito Santo – SBEM-ES. Foram reunidas versões ampliadas dos melhores artigos apresentados no X Encontro Capixaba de Educação Matemática realizado na Cidade de Vitória, Brasil, entre 23 e 25 de julho de 2015, selecionados pela Comissão Organizadora do evento.

O X Encontro Capixaba de Educação Matemática, com o tema central “Metodologias para o ensino de matemática na educação básica: debates para compreender e intervir”, foi realizado, em conjunto, na Universidade Federal do Espírito Santo e no Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, evolvendo mais de 300 participantes com quase 100 trabalhos apresentados, entre oficinas, relatos de experiências, pôsteres e comunicações científicas. Entre os participantes estiveram presentes educadores vinculados às redes públicas estadual e municipais, redes particulares de ensino, , estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, pesquisadores, entre outros. O evento abordou áreas importantes de desenvolvimento de investigação matemática – Etnomatemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Tecnologias Educacionais, Diversidades e Inclusão Social, Educação Matemática Financeira, Educação Estatística, entre outras - e contou com a participação de oradores como a professora Regina Célia Grando, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM foi fundada em 27 de janeiro de 1988, sendo é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática e de áreas afins. A SBEM tem em seu quadro e sócios pesquisadores, professores e estudantes que atuam nos diferentes níveis do sistema educacional brasileiro, da educação básica à educação superior.

Algum tempo depois, em 5 de setembro de 1990, em reunião ocorrida no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (LEACIM), na Universidade Federal do Espírito Santo, foi oficialmente criada a Regional Espírito Santo da SBEM, presidida naquele momento pela professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Seguiram-na nesses últimos 25 anos as professoras isabel Cristina Rabelo gomes, Roseane Sobrinho Braga e Sandra Aparecida Fraga da Silva. A SBEM-ES é presidida pelo professor Rony Cláudio de Oliveira Freitas, que, juntamente com sua equipe, esteve à frente da última gestão (2013-2015) e estará também da próxima (2014-2016).

Os artigos selecionados reúnem ensaios e trabalhos empíricos, experimentais e teóricos, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores no contexto da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos no contexto da Educação Básica; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social no contexto da Educação Básica.

Entre as colaborações, citamos instituições tais como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). É importante citar que houve a participação de professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Espírito Santo e de algumas Redes de Ensino Fundamental dos municípios capixabas – Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana, entre outras.

Agradecemos à colaboração, sobretudo ao comitê científico e aos consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

de Oliveira Freitas, R. C., Fraga da Silva, S. A., Sobrinho Braga, R., Vilela Paiva, M. A., Cristina Rabelo Gomes, I., Quezada Meireles Leite, S., Pires Campos, C. R., Donizetti Sgarbi, A., & Rosetti Junior, H. (2015). EDITORIAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(02), 1-2. https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.99

Edição

Seção

Editorial