INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.92Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Institutos Federais de Educação, Independência tecnológica, Desenvolvimento socialResumo
O presente artigo analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação em implantação no Brasil desde 2008. Fundados teoricamente na pedagogia de Paulo Freire, a partir da análise da legislação pertinente e de entrevistas focalizadas, buscamos elucidar as possibilidades de a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação promover a independência tecnológica e desenvolvimento social. Algumas características da proposta como foco em pesquisa aplicada, a verticalização, a capacitação técnica integrada à formação cultural mais ampla, a atuação em ensino, pesquisa e extensão, trazem possibilidades de um desenvolvimento tecnológico independente, enquanto a multiplicidade de foco permite o atendimento de demandas sociais como a necessidade de formação de professores nas áreas de ciências exatas e ciências da natureza e oferecimento de educação profissional e tecnológica a parcelas da população que historicamente foram excluídas do acesso à educação de qualidade.