FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011

Autores

  • Angela Meneghello Passos Instituto Federal do Paraná
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.90

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação especial, Formação de professores, Banco de teses da Capes

Resumo

Analisam-se as teses do banco de teses da Capes no período de 2001 a 2011 que abordaram a formação de professores (FP) na perspectiva da Educação inclusiva (EI). A partir de um corpus, encontrou-se que: (i) a maioria das teses abordou a FP diretamente; (ii) nas demais a FP consta apenas de forma marginal. A análise concentrou-se posteriormente nas teses classificadas em (i), das quais se pôde concluir que: poucos trabalhos estão voltados para a formação inicial de professores na perspectiva da EI; a temática é importante para a formação continuada dos educadores, para que esses tenham acesso às novas tendências educacionais nessa perspectiva; há uma tendência para o desenvolvimento de reflexões sobre o processo inclusivo, o qual, de maneira discreta, já é uma temática sob investigação.

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Publicado

24-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS TESES PRODUZIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2011. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 5(01), 87-110. https://doi.org/10.36524/dect.v5i01.90