A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v4i02.83Palabras clave:
Matriz 3x3, Educação ambiental, Ementas, Formação inicial de professores, Relações com o saberResumen
Este artigo tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a Educação Ambiental nos cursos de licenciaturas. As ementas foram submetidas à análise qualitativa, à luz da Matriz 3x3, um instrumento que foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor em sala de aula. O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3. Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná.
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