O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rudnei Nunes Pego Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Battestin Nunes Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.66

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Trigonometria, Áreas de figuras planas, Aprendizagem baseada em projetos

Resumo

Este artigo mostra uma proposta de ensino-aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática por meio de projetos relacionados a uma profissão. Foi realizado um estudo de caso com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES, envolvendo as profissões de Arquitetura e Engenharia, escolhidas com as turmas, em que foram trabalhados os conteúdos de Trigonometria no Triângulo Retângulo e Áreas de Figuras Planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola e da praça, em escala. Os resultados foram positivos: alunos mais comprometidos e motivados; aumentou a autoestima; diminuiu a resistência à Matemática e a distância entre teoria e prática; e melhorou sensivelmente o desempenho dos alunos.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

Nunes Pego, R., & Battestin Nunes, V. (2019). O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS ENVOLVENDO PROFISSÕES: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(01), 52-91. https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.66

Edição

Seção

Artigos