INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: PANORAMA GERAL E MAPEAMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS EM CURSOS DA ÁREA BIOMÉDICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v4i01.65Palavras-chave:
Inclusão, Educação, Educação das pessoas com deficiência, Ensino superiorResumo
Objetivou-se investigar panorama geral de estudantes universitários com deficiências (ED) no Brasil entre os anos de 2000 e 2008 e, por meio de pesquisa de campo, mapear estudantes com deficiência visual (EDV) em cursos superiores da área biomédica do Espírito Santo nos anos de 2006 e 2008. Entre 2000 e 2008, número de ED e de EDV aumentou cinco e 15 vezes, respectivamente. No Espírito Santo, em 2006, foram identificados 17 EDV em 81 cursos da área biomédica e, em 2008, 14 EDV em 41 cursos. Considerando somente os 41 cursos que participaram integralmente da pesquisa, em três semestres, houve aumento de 50 % desses estudantes. Estes e outros resultados que discutimos no presente trabalho podem contribuir para fomentar as discussões sobre estratégias de favorecimento da educação inclusiva em nossa sociedade.