CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Nádia Ribeiro Amorim Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vilma Reis Terra Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.42

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Interdisciplinaridade, Cineclube escolar, Educação em ciências

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos de um cineclube desenvolvido em uma escola de ensino médio, tendo como olhar principal o potencial interdisciplinar e a perspectiva sociocultural dessa atividade pedagógica. Esse projeto de extensão escolar envolveu alunos do ensino médio, aluno de graduação como monitor, professores da educação básica e pesquisadores da área de Educação em Ciências. A pesquisa qualitativa, teórica-empírica, foi desenvolvida na perspectiva de um estudo de caso, a partir de observações, aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais. Os aspectos pedagógicos e sociofilosóficos foram discutidos a partir da exibição do filme Erin Brockovich: uma mulher de talentos. Os resultados evidenciaram a promoção de debates sobre ciência articulados à temas socioambientais e interdisciplinares, se constituindo como sendo um espaço interdisciplinar de alfabetização científica.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Ribeiro Amorim, N., Quezada Meireles Leite, S., Reis Terra, V., & Veiga Ferreira de Souza, M. A. (2019). CINECLUBE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(02), 111-121. https://doi.org/10.36524/dect.v2i02.42

Edição

Seção

Artigos