CONECTANDO CONCEITOS: O IMPACTO DOS MAPAS MENTAIS DIGITAIS DINÂMICOS NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2981Palavras-chave:
aprendizagem significativa, modelos de rede integrados, tecnologias digitais na educação, interdisciplinaridadeResumo
Os métodos de ensino tradicionais tendem a enfatizar o aprendizado verbal e linear, focando em informações isoladas em vez de identificar relações entre si. No entanto, a construção de uma compreensão significativa requer a visualização das interconexões conceituais. A transformação da abordagem linear para modelos de rede integrados, como mapas mentais, facilita a organização do conhecimento, permitindo que os alunos construam uma compreensão mais profunda dos conceitos. Com o advento do ensino à distância, surgem desafios adicionais na produção de materiais didáticos, exigindo uma reflexão crítica sobre as potencialidades e desafios das tecnologias digitais na prática pedagógica. Logo, esta pesquisa investiga a eficácia do uso de mapas mentais digitais dinâmicos (MMDD) na aprendizagem de Engenharia Elétrica, com foco na disciplina de Sistemas Lineares. O estudo se propõe a avaliar, por meio de um instrumento de coleta de dados, como os mapas mentais podem auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos matemáticos e abstratos, destacando duas perspectivas: a maneira como os alunos aprendem e suas percepções sobre a aprendizagem significativa com base nos Recursos Educacionais Digitais. A experiência permitiu enfatizar um plano de aula para a construção do conhecimento frente aos desafios de formação do engenheiro do século 21, desenvolvendo competências e habilidades de resolução de problemas reais e interdisciplinares.