CONECTANDO CONCEITOS: O IMPACTO DOS MAPAS MENTAIS DIGITAIS DINÂMICOS NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES

Autores

  • Rodrigo da Ponte Caun Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Hérik Dantas de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2981

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, modelos de rede integrados, tecnologias digitais na educação, interdisciplinaridade

Resumo

Os métodos de ensino tradicionais tendem a enfatizar o aprendizado verbal e linear, focando em informações isoladas em vez de identificar relações entre si. No entanto, a construção de uma compreensão significativa requer a visualização das interconexões conceituais. A transformação da abordagem linear para modelos de rede integrados, como mapas mentais, facilita a organização do conhecimento, permitindo que os alunos construam uma compreensão mais profunda dos conceitos. Com o advento do ensino à distância, surgem desafios adicionais na produção de materiais didáticos, exigindo uma reflexão crítica sobre as potencialidades e desafios das tecnologias digitais na prática pedagógica. Logo, esta pesquisa investiga a eficácia do uso de mapas mentais digitais dinâmicos (MMDD) na aprendizagem de Engenharia Elétrica, com foco na disciplina de Sistemas Lineares. O estudo se propõe a avaliar, por meio de um instrumento de coleta de dados, como os mapas mentais podem auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos matemáticos e abstratos, destacando duas perspectivas: a maneira como os alunos aprendem e suas percepções sobre a aprendizagem significativa com base nos Recursos Educacionais Digitais. A experiência permitiu enfatizar um plano de aula para a construção do conhecimento frente aos desafios de formação do engenheiro do século 21, desenvolvendo competências e habilidades de resolução de problemas reais e interdisciplinares.

Biografia do Autor

  • Rodrigo da Ponte Caun, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Bacharel pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira, Brasil, em 2006, mestre pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil, em 2008, e doutor pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira, Brasil, em 2019, todos em Engenharia Elétrica. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Londrina, Brasil, 2021, em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Arcos, Brasil, 2023, e em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Brasil, 2024. É Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 2011. Seus interesses incluem Controle Linear Robusto e Quadrático baseado em Desigualdades Matriciais Lineares e Educação em Engenharia.

  • Hérik Dantas de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Professor efetivo de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo feito Doutorado Sandwich na Technische Universität Dresden (TU), no Leibniz Institute for Solid State and Materials Research (IFW) em Dresden, Alemanha(2018). É Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Física (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Ensino de Física pela
    FIJ.

Downloads

Publicado

07-11-2024

Como Citar

CONECTANDO CONCEITOS: O IMPACTO DOS MAPAS MENTAIS DIGITAIS DINÂMICOS NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2981