A PESQUISA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS: APRESENTANDO O PROJETO 2061

Autores

  • Anike Arnaud Universidade de São Paulo
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2682

Palavras-chave:

AAAS, Metodologia, Reações redox.

Resumo

O livro didático tem sido apontado como um dos recursos didáticos mais presente nas escolas brasileiras, por vezes ocupando um papel central no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, várias pesquisas investigam a qualidade dos livros utilizando diferentes metodologias de análise. Neste trabalho busca-se apresentar um instrumento de avaliação de livros didáticos, desenvolvido pelo projeto 2061 da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Esse instrumento foi utilizado para investigar em que medida os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático fornecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de oxirredução. Por fim, discute-se aproximações e distanciamentos do instrumento para as principais metodologias usadas na pesquisa sobre o livro didático no contexto brasileiro. 

Downloads

Publicado

07-11-2024

Como Citar

A PESQUISA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS: APRESENTANDO O PROJETO 2061. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2682