CONSTRUÇÃO DE UM CIRCUITO DE MEDIÇÃO TRANSISTORIZADO PARA O ENSINO DA FÍSICA DOS SEMICONDUTORES NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2656Palavras-chave:
Eletricidade, Semicondutores, Problemas tecnológicos, Educação científica.Resumo
A tecnologia tem se mostrado elemento indissociável na sociedade moderna, reconfigurando a forma como vivemos, aprendemos e interagimos, individual e coletivamente. Nesse contexto, o ensino da Física prioriza a formação substantiva de sujeitos capazes de analisar, refletir e utilizar o ferramental científico na solução de problemas cotidianos ou tecnológicos. Sendo as atuais tecnologias baseadas no comportamento semicondutor do silício e nos diversos sistemas eletrônicos digitais de automação, controle, comunicação e informação, presentes nos vários setores da sociedade, a física dos semicondutores representa importante conteúdo para o Ensino Médio, permitindo maior alcance na compreensão científica e tecnológica pelo sujeito. Com base nos paradigmas atuais da educação científica, este artigo tem por objetivo destacar os resultados de uma proposta didática baseada no dimensionamento e construção de um circuito medidor de nível de água transistorizado pelos estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual, pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), localizada no município de Arapiraca, durante a ministração do componente curricular Projeto Integrador, pertencente à base diversificada do programa. Ao longo do desenvolvimento do componente, os estudantes, divididos em grupos, foram levados à problematização do monitoramento do nível de água presente na caixa d’água da escola, sendo capazes de dimensionar o circuito, montá-lo e executar testes, solucionado o problema inicialmente apresentado a partir do aporte teórico desenvolvido no projeto, baseado nos princípios da eletrodinâmica e na física dos semicondutores.